segunda-feira, 14 de março de 2011

Japan - before and after

Infelizmente este género de manifestações pelo planeta terra estão a ser mais comuns e mais fortes. Quem só acredita quando vê, aqui estão elas.

IMAGENS (Mover a barra ao longo da imagem para ver o antes e depois)

Sunset chapel - Mexico

Acapulco, México.
Uma capela memorial que vem a ser cercado por um jardim de criptasDotada de esta materialidade e forma concede-lhe uma força ancestral, desafiadora da gravidade, uma matéria nua e uma certa misteriosidade,   que parece eterna. As suas paredes ritmanda e a cruz de vidro, permitem que a luz entre para realizar a sua magia durante o dia. Este monólito, olha e comporta-se como um Stonehenge moderno. Parte da protecção da natureza circundante. Misteriosa e austera mas reconfortante calma. Esta capela é projectada por Esteban e Sebastian Suárez - BNKR Arquitectura.




    


sexta-feira, 11 de março de 2011

A Casa e a Cidade 004 4/6

" Um episódio feliz a distancia..."


Este episódio que aborda o processo de (re)invenção da cidade portuguesa, entre o final do século XVIII e o início do século XX, tendo Lisboa como pano de fundo. O arquitecto Walter Rossa e a historiadora Raquel Henriques da Silva relatam-nos o modo como o grande Terramoto de 1755 desenvolveu da arquitectura e da engenharia militar portuguesa, conduzindo à reconstrução da capital e à sua preparação para os adventos do Romantismo, da Industrialização e da expansão para norte ao longo das Avenidas Novas. Esta é a Lisboa que chega à Primeira República: uma cidade completamente reestruturada, repleta de frondosos jardins, miradouros, boulevards, e de inúmeros outros equipamentos que celebram, então, uma nova civilidade urbana. 
Convidado: Nuno Grande



A CASA E A CIDADE - Episódio 4 -  A Invenção da Cidade (20-02-2011) from Miguel Carvalho on Vimeo.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Anish Kapoor 001

Ny tem a estátua da liberdade como Londres terá a torre de Anish Kapoor.

Está será a nova torre representante da cidade e dos jogos olimpicos de 2012






quinta-feira, 3 de março de 2011

National Geographic 001 7 Billion: Are You Typical?

A National Geographic lança um novo video sobre a pessoa mais comum do mundo mostrando que o que é comum é um conceito mutável e volátil. Interessante!



quarta-feira, 2 de março de 2011

Apple 001

Já chegou o novo iPad.

Uma versão mais leve e fina, contem duas câmaras, um processador dual core Apple A5, giroscópio e uma nova capa que permite proteger o ecrã, servir de base ou apoio e desligar o ecra quando é posta. O novo iPad 2 estará disponível a partir do 11 de Março em preto e branco, com 3G e Wi-Fi, e 16, 32 ou 64Gb. Preço inicial: $500

Apple Video

Extrusal 001

Soluções em alumínio Extrusal para a Arquitectura Contemporânea.

A marca Extrusal ( fabricante de perfís em alumínio ) lança um ciclo de 3 conferências na Ordem dos Arquitectos com os seguintes temas:

Superfícies recicladas para a arquitectura sustentável - Cosentino 

Porto: 21 de Março 
Casa do Infante - Arquivo Histórico Municipal 
Rua da Alfândega, 10 (Zona Ribeirinha) 

Lisboa: 22 de Março 
Auditório da Sede da Ordem dos Arquitectos 
Travessa do Carvalho, 23 

Inscrição até 14 de Março 



Soluções em Alumínio Extrusal para a arquitectura contemporânea 

Porto: 29 de Março 
Casa do Infante - Arquivo Histórico Municipal 
Rua da Alfândega, 10 (Zona Ribeirinha) 

Lisboa: 5 de Abril 
Auditório da Sede da Ordem dos Arquitectos 
Travessa do Carvalho, 23 

Inscrição até 22 de Março 



Soluções de revestimento em VMZINC para coberturas e fachadas 


Lisboa: 12 de Abril
Auditório da Sede da Ordem dos Arquitectos
Travessa do Carvalho, 23

Inscrições até 5 de Abril




terça-feira, 1 de março de 2011

A regeneração e a reabilitação urbana - EPUL

A regeneração das cidades e a reabilitação dos edifícios é hoje uma das prioridades das políticas públicas que exigirá de todos os intervenientes uma reformulação dos procedimentos, processos produtivos e da legislação que durante as últimas décadas foi orientada para a construção nova.

Desde a formação para obter novas competências e métodos de trabalho, até à simplificação de regulamentos com efeitos retroactivos, há um longo caminho a percorrer para que a redução dos custos permita adaptar a oferta à capacidade financeira das famílias.

A EPUL, no ano em que comemora 40 anos “A Criar Cidade”, não podia deixar de contribuir para debater tão importante tema, promovendo uma conferência destinada a abordar questões práticas e constrangimentos relevantes para todos os agentes do mercado interessados nesta actividade.


Inscrisão até dia 21 Março

Arquitectar 10

PROJECTO DE ANTÓNIO ROSA DA SILVA E PAULO MAXIMIANO VENCE PRÉMIO ARQUITECTAR 10
 O projecto dos arquitectos António Rosa da Silva e Paulo Maximiano Fonseca venceu a 3ª edição do Prémio Arquitectar 10, cuja entrega dos prémios decorreu no passado dia 25 de Fevereiro. O tema da próxima edição do Prémio será a Reabilitação Urbana.
 O projecto vencedor remete para um edifício proposto pela SRU Lisboa Ocidental, pertencente à Câmara Municipal de Lisboa em estado de degradação visível a necessitar de reabilitação urgente. Situa-se na Rua da Aliança Operária, 124-128, tratando-se de uma “estrutura auto-portante de 2 pisos com telhado de duas águas, em posição de gaveto. Este gaveto resulta provavelmente de opções urbanas relativas a re-definição de alinhamentos e cérceas deixando a nascente uma empena cega”.
O júri considerou que a proposta vencedora explora inteligentemente “o potencial de uma empena cega de carácter urbano. Com uma formalização apelativa mas sóbria, este projecto habitacional confere uma concepção espacial contemporânea à pré-existência, resolvendo de forma consistente o programa interior e propondo uma nova área exterior interiorizada de uso comum, aberta e iluminada, embora protegida, através de um brise soleil, do espaço urbano. Este projecto apresenta-se como estratégia consistente e generalizável para a reabilitação urbana”.
Sendo o tema desta edição do Prémio Arquitectar “Eficiência e Sustentabilidade na Reabilitação Urbana”, o júri considerou ainda que “o edifício reabilitado é constituído por duas fracções autónomas com classe de Eficiência Energética A, ambas apresentam soluções construtivas eficientes que contribuem para uma inércia térmica forte conferindo às fracções uma forte capacidade de armazenamento de calor. Para colmatar as necessidades de aquecimento, arrefecimento e preparação de águas quentes sanitárias, foi proposta para cada fracção autónoma, a instalação de uma bomba de calor e de uma caldeira de acumulação a gás como apoio aos painéis solares térmicos instalados, tendo existido a preocupação de seleccionar equipamentos de elevada eficiência”, lê-se nas considerações.

in Ordem dos Arquitectos.