terça-feira, 1 de março de 2011

Arquitectar 10

PROJECTO DE ANTÓNIO ROSA DA SILVA E PAULO MAXIMIANO VENCE PRÉMIO ARQUITECTAR 10
 O projecto dos arquitectos António Rosa da Silva e Paulo Maximiano Fonseca venceu a 3ª edição do Prémio Arquitectar 10, cuja entrega dos prémios decorreu no passado dia 25 de Fevereiro. O tema da próxima edição do Prémio será a Reabilitação Urbana.
 O projecto vencedor remete para um edifício proposto pela SRU Lisboa Ocidental, pertencente à Câmara Municipal de Lisboa em estado de degradação visível a necessitar de reabilitação urgente. Situa-se na Rua da Aliança Operária, 124-128, tratando-se de uma “estrutura auto-portante de 2 pisos com telhado de duas águas, em posição de gaveto. Este gaveto resulta provavelmente de opções urbanas relativas a re-definição de alinhamentos e cérceas deixando a nascente uma empena cega”.
O júri considerou que a proposta vencedora explora inteligentemente “o potencial de uma empena cega de carácter urbano. Com uma formalização apelativa mas sóbria, este projecto habitacional confere uma concepção espacial contemporânea à pré-existência, resolvendo de forma consistente o programa interior e propondo uma nova área exterior interiorizada de uso comum, aberta e iluminada, embora protegida, através de um brise soleil, do espaço urbano. Este projecto apresenta-se como estratégia consistente e generalizável para a reabilitação urbana”.
Sendo o tema desta edição do Prémio Arquitectar “Eficiência e Sustentabilidade na Reabilitação Urbana”, o júri considerou ainda que “o edifício reabilitado é constituído por duas fracções autónomas com classe de Eficiência Energética A, ambas apresentam soluções construtivas eficientes que contribuem para uma inércia térmica forte conferindo às fracções uma forte capacidade de armazenamento de calor. Para colmatar as necessidades de aquecimento, arrefecimento e preparação de águas quentes sanitárias, foi proposta para cada fracção autónoma, a instalação de uma bomba de calor e de uma caldeira de acumulação a gás como apoio aos painéis solares térmicos instalados, tendo existido a preocupação de seleccionar equipamentos de elevada eficiência”, lê-se nas considerações.

in Ordem dos Arquitectos.







Sem comentários:

Enviar um comentário